terça-feira, 24 de novembro de 2009

Natal recebe Simpósio sobre Sistemas Eletrônicos de Segurança




Tribuna do Norte - Publicação: 23 de Novembro de 2009 às 16:17

Representatividade, capacitação e regulamentação são os pontos chaves da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) para fortalecer o setor em todo o país. Para tanto, a entidade realizará mais uma edição do Simpósio Regional ABESE/Norte-Nordeste, no dia 27 de novembro, em Natal, no Rio Grande do Norte, região que somada aos demais estados do Norte e Nordeste representa 13% do mercado de sistemas eletrônicos de segurança, setor este que no Brasil registrou faturamento de US$ 1,4 bilhão em 2008.

Em sua terceira edição, o encontro possibilitará não só a troca de conhecimento e experiências entre profissionais das empresas de sistemas eletrônicos de segurança, como também promoverá a capacitação, atualização e reciclagem do setor na região. "A realização deste simpósio trará para os empresários do Rio Grande do Norte e dos estados vizinhos uma nova dimensão para o segmento, será um reforço significativo que marcará a legitimidade da nossa atividade e a identidade que a atividade de Segurança Eletrônica tanto precisa", ressalta Ivana Cristina de Oliveira Bezerra, Presidente do SIESE/RN.

A programação inclui um circuito de palestras sobre diversos assuntos de interesse do setor, além de um fórum de debates com palestrantes especialistas. Durante o Encontro, o público poderá conferir os temas: Sistemas Eletrônicos de Segurança e Sistema Nacional de Segurança Pública; Segmento de Sistemas Eletrônicos da Segurança - Leis e Normas Balizadoras; Gestão Estratégica para Empresas de Monitoramento; e SOMASEG - Software Sistemas Eletrônicos de Segurança.

Como adquirir um sistema eletrônico de segurança com qualidade e segurança - A iniciativa promovida pela ABESE visa, essencialmente, tornar as empresas da região mais aptas a oferecer um bom serviço para os consumidores. Além disso, este será o primeiro evento em que a Cartilha do Consumidor Final, lançada em 2009, será oficialmente apresentada no Estado.

O material, elaborado ABESE como parte das ações do planejamento estratégico da entidade, foi criado para orientar e educar as pessoas sobre as ações necessárias para se adquirir um sistema de segurança eletrônica eficiente. Tais passos são voltados para que esta tecnologia cumpra com os seus principais objetivos: detectar, comunicar e inibir ações criminosas. Além disso, a ação também visa combater a clandestinidade do setor.

O principal ponto da cartilha diz respeito à elaboração de uma análise de risco, que sempre deve ser feita por uma empresa especializada. De acordo com Ivana, os equipamentos devem ser instalados de acordo com a particularidade de cada imóvel e nunca de forma aleatória. "Para cada caso e necessidade existe uma tecnologia específica mais adequada e um projeto personalizado, pois um simples sensor de presença mal localizado pode comprometer todo um sistema. Em muitas ocasiões, a segurança eletrônica acaba não cumprindo com o seu objetivo por conta de falhas do projeto", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário